terça-feira, 24 de setembro de 2013

Matemática

Transposição do Rio São Francisco




O Rio São Francisco é um rio de integração nacional, que nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais. Possui 2.800 km de extensão e passa por 4 estados da região Nordeste: Bahia e Pernambuco e desemboca entre Sergipe e Alagoas no Oceano Atlântico. 
O projeto de transposição do Rio São Francisco foi criado na tentativa de sanar as dificuldades enfrentadas pela Região Nordeste, sendo o problema principal a seca, que afeta as populações que habitam no semi-árido brasileiro. 




















Esse projeto foi orçado com um custo de 6 bilhões, esse projeto consiste na construção de aproximadamente 700 km de canais, divididos em dois eixos: Norte e Leste. Os canais captariam das represas do Sobradinho (BA) e Itaparica (PE) e deslocariam-na para os rios Temporários e Açudes, situados no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 



















Apesar de diminuir o problema da seca no Nordeste, a transposição do Rio São Francisco pode trazer muitos malefícios em relação a questões ambientais, sociais e políticos. 
Dentre os malefícios, podem ser citados: a mudança do PH da água, que resultaria na morte de animais, afetando a população ribeirinha, que sobrevive da pesca; a redução do fluxo de vazão do rio, o que aumenta o processo de assoreamento; o benefício principal seria para os grandes proprietários de terra, o que ocasionaria o monopólio da água; os pequenos agricultores que conseguissem utilizar a água, poderiam fazer uma má utilização da mesma, desperdiçá-la e poluí-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário